01
01
O programa mais polêmico da região Read More
02
02
A Rede da Informação Read More
03
03
Use nossos contatos Read More
04
04
Ouça no seu celular Read More

Últimas Notícias:

Finalizada a elaboração do Plano de Uso Público do Parque Estadual de Itapeva

Criado em Terça, 15 Maio 2018

O Parque Estadual de Itapeva (PEVA) passa a ser a primeira Unidade de Conservação do Rio Grande do Sul –  uma das poucas do Brasil – a ter um plano exclusivo e detalhado para a visitação pública. Na quarta-feira (09), o  Instituto Curicaca – responsável técnica pelo plano – anunciou que finalizou a elaboração do Plano de Uso Público do PEVA, sendo que o resultado já está publicado no Diário Oficial. O instrumento é formado por um documento base, com conteúdo simplificado para fácil utilização por gestores, conselheiros e sociedade interessada, e por seis anexos de suporte a sua aplicação detalhada.

O planejamento do Plano de Uso aconteceu por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta firmado entre a Itapeva Empreendimento Imobiliários e o Ministério Público Estadual, tendo o Parque Itapeva como beneficiário. A empresa, apoiando-se em um termo de referência elaborado pela Sema (Secretaria Estadual do Meio Ambiente), fez a seleção dos interessados e selecionou a proposta técnica e financeira da ONG em 2016. “O planejamento foi colaborativo, feito junto com os gestores e com amplo envolvimento da sociedade e acompanhado de perto pelo conselho do Parque”, ressalta Alexandre Krob, da ONG Instituto Curicaca. “Disso surgiram sugestões estratégicas, a preocupação com a garantia de oportunidade para associações e empresários locais e a escolha de uma identidade com o ecoturismo e não com a recreação de massa. Garantir visitação com mínimos impactos à biodiversidade foi outra diretriz definida”.

O cenário de implantação escolhido para o Plano de Uso do PEVA, dentro dos estudos e discussões de planejamento (com a participação do Conselho), foi de um investimento misto, onde o Estado implanta algumas das infraestruturas necessárias e repassa os serviços por meio de concessões e convênios diversos. “Com isso, oportuniza mais benefício social local ao invés de para uma grande empresa de fora”, explicam os coordenadores do Plano. O Parque agora passa a uma nova fase, na qual a Sema, o Conselho e o Instituto Curicaca já buscam recursos para a implantação do Plano.

 

 

 

 

 

 

CAMPEONATO BRASILEIRO 2018

Curta nossa Fan Page!

Apoio:

ENTREVISTAS:

Debate sobre transporte irregular de passageiros em Tramandaí e Imbé

Secretário fala sobre Segurança Pública em Tramandaí

Grupo Asas da Liberdade se prepara mais uma edição do Mar & Motos

Associação dos Bombeiros destaca boas estatísticas de salvamento e falta de pagamento de diárias a guarda-vidas

Copyright 2011 Finalizada a elaboração do Plano de Uso Público do Parque Estadual de Itapeva.
Template Joomla 1.7 by Wordpress themes free