Prefeito de Imbé esclarece implantação de regime próprio de previdência

Criado em Terça, 21 Novembro 2017

A Prefeitura de Imbé está trabalhando para a implantação de um regime próprio de previdência. O prefeito da cidade, Pierre Emerim(PT), participou da programação da Jovem Pan News Litoral nesta segunda-feira,20. Na ocasião ele relatou a situação atual dizendo que a implantação de um regime próprio se faz necessário e caso isto não seja feito, o município terá sérios problemas orçamentários no futuro. “ Queremos que o servidor tenha segurança jurídica no futuro, pois tenho convicção de que se permanecer este quadro com adesão ao sistema previdenciário nacional e complementação dos proventos pela prefeitura, haverá colapso financeiro”. Disse o prefeito.

Ele explicou que hoje os servidores aposentados recebem parte da aposentaria pelo INSS, pois há desconto em seu salário. Uma lei municipal dos anos 90 autorizou o município a complementar a aposentadoria caso ela supere o valor que o INSS paga, entretanto o servidor não desconta um valor para que a complementação seja paga. “O Tribunal de Justiça entendeu que esta lei é inconstitucional e não é mais possível fazer a complementação” explicou Pierre. Como a folha dos inativos, que recebem esta complementação, está crescendo a cidade não suportará num futuro próximo.

Pierre diz estar tratando a questão com muita responsabilidade, pois todos ganharão com a implantação de um regime próprio, que é caracterizado por um fundo próprio através de recursos advindos de contribuições dos servidores. “ Isto fará com que o servidor, no futuro, se aposente com seu salário integral”. Falou Pierre.

O prefeito explicou que o município tem uma dívida de quase R$ 60 milhões com o INSS e que parte desta dívida, que é paga pelo servidor e a sociedade, iria também para o fundo previdenciário.

Pierre garantiu que quem recebe hoje sua aposentadoria pelo INSS com complementação da prefeitura continuará neste regime, mesmo após a implantação de um regime próprio.

Para ser implantado o Regime Próprio de Previdência há algumas etapas como negociação com o INSS, revogação da lei de complemento, entre outras. Pierre informou que em aproximadamente 4 meses haverá a possibilidade desta implantação e que ainda haverão inúmeras reuniões e encontros com servidores para esclarecimentos. O prefeito disse também que o fundo previdenciário é administrado por um conselho próprio. “ Muitos municípios tem este modelo e funciona muito bem, como Tramandaí por exemplo”. Finalizou.

 

Ouça o áudio da entrevista

 

 

 

 

CAMPEONATO BRASILEIRO 2018

Curta nossa Fan Page!

Apoio:

Campanha #partiupracima

ENTREVISTAS:

Secretário fala sobre Segurança Pública em Tramandaí

Grupo Asas da Liberdade se prepara mais uma edição do Mar & Motos

Associação dos Bombeiros destaca boas estatísticas de salvamento e falta de pagamento de diárias a guarda-vidas

Prefeito de Imbé faz balanço do ano na Jovem Pan News

Copyright 2011 Prefeito de Imbé esclarece implantação de regime próprio de previdência.
Template Joomla 1.7 by Wordpress themes free