BRASIL: Dilma Rousseff anuncia prioridade à educação

Criado em Sexta, 02 Janeiro 2015 Data de publicação


Empossada para mais quatro anos como Presidente da República, Dilma Rousseff apontou a educação como ‘”a prioridade das prioridades” de seu segundo mandato, carregado pelo compromisso de respeitar a política fiscal e a contenção da inflação sem ameaçar as conquistas sociais.


— Novo lema de governo sinaliza a prioridade: Brasil, pátria educadora. Vamos universalizar o acesso a ensino de qualidade em todos os níveis, levar a todos os segmentos da população a educação de qualidade — afirmou a presidente.

Reforma política, uma terceira edição do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o combate à corrupção também apareceram entre os compromissos do novo governo.

Aos 67 anos, primeira mulher a governar o Brasil foi empossada no Congresso Nacional para o segundo mandato, o quarto consecutivo do PT à frente do país, na tarde desta quinta-feira. O quadriênio se inicia com um cenário distinto do verificado em janeiro de 2011. Ao receber a faixa presidencial de Lula, Dilma assumiu um país que cresceu 7,5%. Quatro anos depois, o crescimento é quase nulo e há dificuldade para segurar a inflação. Do Congresso, a presidente seguiu para o Palácio do Planalto, onde colocou a faixa presidencial pela segunda vez.

Promessa de investimentos em infraestrutura

O cenário fez a petista, reeleita em outubro passado após a eleição mais disputada desde a redemocratização, defender em seu discurso as medidas impopulares adotadas para colocar em ordem as contas do governo, que registrou déficit de quase R$ 20 bilhões em 2014.

— No novo mandato vamos criar, por meio de uma ação firme e sóbria na economia, um ambiente ainda mais favorável aos negócios e ao crescimento sustentável. Combateremos sem trégua a burocracia — afirmou.

Dilma acenou para o mercado com a realização do PAC 3, uma nova versão do plano de infraestrutura e logística e de ampliação do Minha Casa, Minha Vida. Ao longo do discurso, recordou avanços sociais, como ascensão de classes e o acesso à universidade, além do combate à fome.

Defesa da Petrobras e "pacto contra a corrupção"

A presidente refez o pedido de uma reforma política e repetiu a defesa do pacto contra corrupção, já apresentado na campanha. Sobre a Petrobras, defendeu a investigação na Operação Lava Jato e a punição dos envolvidos nos desvios da estatal, mas fez uma defesa da imagem da petroleira.

— Temos que saber apurar e saber punir, sem enfraquecer a Petrobras, nem diminuir a sua importância — disse Dilma.

Muito emocionada, a petista ainda relembrou de sua militância contra o regime militar, que lhe levou a ser presa política, e a vitória sobre um câncer quando ainda era ministra do governo Lula. Prometeu não fugir à luta para melhorar os serviços públicos, como saúde e educação, e iniciar um novo ciclo de desenvolvimento no país.

— Deus colocou em meu peito um coração cheio de amor pelas pessoas e por minha pátria, mas antes de tudo um coração valente que não tem medo da luta.

 

 

 

Foto: Roberto Stuckert Filho / PRESIDENCIA BRASIL / AFP PHOTO

ZH

 

Curta nossa Fan Page!

Apoio:

ENTREVISTAS:

VÍDEO | Especialista em logística fala sobre infraestrutura no litoral

 

Secretário de Turismo de Tramandaí fala sobre a próxima edição da Festa Nacional de Peixes e Frutos do Mar

 

VÍDEO | Vereador Elton Kieser fala sobre situação do PT em Imbé

 

Copyright 2011 BRASIL: Dilma Rousseff anuncia prioridade à educação.
Template Joomla 1.7 by Wordpress themes free