DESTAQUE AGORANotíciasOsório

8º BPM de Osório completa 52 anos nesta sexta-feira

O 8º Batalhão de Polícia Militar, com sede em Osório, completa nesta sexta-feira,13, 52 anos de atividades. O 8º BPM – Batalhão General Esteves foi criado em 13 de maio de 1970, por meio do Decreto Estadual Nº 20.277, com sede no município de Osório. À época, na região do Litoral Norte existiam apenas os municípios de Santo Antônio da Patrulha, Osório, Torres, Mostardas e Tramandaí. Os demais municípios foram instituídos com emancipações político-administrativas dessas cidades, a partir de 1982. Assim, no surgimento do 8º BPM, a sua responsabilidade de ação abrangia toda a região e ainda os municípios de Taquara, Rolante, São Francisco de Paula, Cambará do Sul, Igrejinha e Três Coroas.

O patrono da Unidade é o General do Exército Emílio Lúcio Esteves, instituído pelo Decreto Estadual Nº 20.328, de 10 de junho de 1970.

Na criação do 8ºBPM, além do policiamento ostensivo, de trânsito e da guarda do presídio local, a Organização Policial Militar ficou responsável pela coordenação do trabalho dos salva-vidas que guarneciam os veranistas na orla, com o chamado Policiamento Especial de Praia, que deu origem à Operação Golfinho. Durante longos anos, o 8º BPM coordenou toda a operacionalidade da Operação Golfinho, até que essa atividade passou a ser desempenhada por Força-Tarefa designada pelo Comando-Geral da Corporação. A partir de 1998, com a criação do CRPO Litoral, esse passou a centralizar as ações da Operação Golfinho, juntamente com o Comando-Geral da Corporação. Ao longo dos anos, modificações introduzidas na Brigada Militar, também provocaram alterações no quadro organizacional do 8º BPM. Dessa forma, em 1986 o Batalhão deixou de ter responsabilidade sobre o policiamento em Taquara, São Francisco de Paula, Igrejinha, Três Coroas e Cambará do Sul.

Novas modificações ocorreram em novembro de 2004, com a criação do 2º BPAT, que englobou alguns municípios até então jurisdicionados pelo 8º BPM. Com isso, o 8º BPM ficou com responsabilidade operacional somente sobre Osório, Santo Antônio da Patrulha, Caraá, Rolante, Riozinho, Maquiné, Cidreira, Balneário Pinhal, Capivari do Sul, Palmares do Sul, Mostardas e Tavares. Os demais municípios do Litoral Norte são atendidos pelo 2º BPAT.

O 8º BPM realiza o policiamento ostensivo, dispõe de um Canil, de Patrulha Maria da Penha e desenvolve os programas Proerd e Lazer e Cidadania e o projeto Cinófilo Mirim.

Atualmente é comandado, interinamente, pelo major Fábio Hax Duro.

 

8º BPM

Siga e curta a JP News nas redes sociais:
Twitter
Visit Us
Follow Me
YouTube
YouTube
RSS
Seguir por Email