ÁUDIOENTREVISTAS

Reitor da UFRGS relembra os desafios da instalação do Campus Litoral

Durante sua estada neste  final de semana em Tramandaí o reitor da Universidade Federal do RS, Ruy Vicente Opperman concedeu entrevista à Jovem Pan Litoral onde relembrou todo o trabalho para a instalação do Campus Litoral Norte da UFRGS e que completou 5 anos de atividades. O reitor salientou que o conjunto da experiência lhe proporcionou um crescimento pessoal muito intenso e que o engajamento das comunidades teve papel preponderante na viabilidade de instalação de uma unidade da UFRGS NO Litoral. “ Normalmente as entidades apresentam um projeto pronto para as comunidades, mas no nosso caso foi ao contrário ouvimos muito os anseios da região e a partir de então fomos planejando uma estrutura condizente com a realidade do litoral Norte. “ disse Oppermann.

O reitor enfatizou que a união dos prefeitos e vereadores e inúmeras entidades locais foi fundamental e lembrou a dedicação da bancada gaúcha no Congresso Nacional que realizou um trabalho político no sentido de viabilizar recursos . “A criação de um campus passa  pelo Congresso onde são disponibilizados os recursos dentro do orçamento da União  e foi a partir da aprovação do projeto que criava cargos no Campus que  passamos a acreditar, pois em muitos momentos os caminhos se mostravam tortuosos.” Disse Ruy que colocou em igualdade de importância o trabalhos dos prefeito e citou Anderson Hoffmeister, Romildo Bolzan Júnior, Beto Pires, Amaury Magnus Germano e Luciano Pinto da Silva.

O reitor disse que o Campus hoje tem identidade própria e o reconhecimento do MEC com nota máxima para o curso Educação do Campo mostrando de que estamos no caminho certo.

Na sexta-feira,20, o reitor participou de uma comemoração com alunos, professores e servidores e a noite recebeu o título de Cidadão Emérito de Tramandaí durante sessão solene em homenagem aos 5 anos de instalação do Campus Litoral Norte. O reitor aproveitou para visitar as escolas em Imbé e Tramandaí onde estão acontecendo  provas do Vestibular 2020.

As comemorações dos 5 anos de instalação do Campus Litoral Norte iniciaram em setembro e encerram  quando a publicação de uma obra com a história desta instalação com textos e fotos. Esta publicação está em fase final de confecção.

CONFIRA O ÁUDIO DA ENTREVISTA

 

 

 

 

 

 

Siga e curta a JP News nas redes sociais:
Facebook
Facebook
Twitter
Visit Us
YouTube
YouTube
RSS
Seguir por Email