DESTAQUE AGORAImbéPolítica

Um a cada quatro eleitores de Imbé ainda não fez cadastramento biométrico

Foto: Ivan de Andrade

Restando apenas um mês para o fim do prazo para regularização da situação eleitoral, cerca de 4,6 mil eleitores de Imbé ainda precisam procurar o Cartório Eleitoral de Tramandaí para fazer o cadastro da biometria, que será obrigatória para eleitores do município a partir das eleições deste ano. Conforme o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), dos 19.019 eleitores imbeenses, 14.413 fizeram o recadastramento, o que representa um total de 75.78%. Ou seja, de cada quatro eleitores do município, um ainda está com a situação irregular e pode não ter direito ao voto neste ano. A data limite para regularização é 11 de março.

Quem não realizar a atualização terá o título de eleitor cancelado e, além do direito ao voto, ficará sujeito a outros impedimentos, como obter passaporte e carteira de identidade, inscrever-se em concurso público, renovar matrícula em estabelecimento de ensino e até mesmo receber benefícios sociais, como o Bolsa Família. “O título de eleitor de quem fez a biometria tem impresso, no canto superior direito do documento, o termo ‘Identificação Biométrica’. Ou seja, quem já fez a atualização biométrica em algum momento possui essa mensagem impressa no título e, portanto, está em dia com a Justiça Eleitoral”, explica a chefe do Cartório Eleitoral da 110ª Zona Eleitoral do RS, Jaqueline Dalbon.

E à medida que o prazo vai diminuindo, a procura da população pelo serviço tende a aumentar. Jaqueline destaca que nas duas últimas semanas, por exemplo, menos de 100 eleitores procuraram o Cartório para realizar o procedimento. “Orientamos os eleitores de Imbé para que não deixem a biometria para a última hora. Abrimos um grande prazo para o cadastro e estamos com horários disponíveis para atender a todos de forma tranquila. Mas a opção por deixar o serviço para a última hora pode gerar problemas, como filas e demora no atendimento”, apela.

Quem ainda não fez a biometria ou precisa regularizar alguma situação eleitoral para estar apto a votar nas eleições de outubro deve procurar o Cartório Eleitoral, localizado na Avenida Caldas Júnior, n° 1750 (esquina com a Avenida Emancipação), no Centro de Tramandaí, de segunda a quinta, das 11h às 17h, e nas sextas, das 9h às 15h. Para realizar o cadastro ou a revisão biométrica, que são procedimentos gratuitos, é necessário apresentar comprovante de residência (água, luz ou telefone) recente, no nome do eleitor ou de um parente comprovado, e documento oficial com foto. É possível agendar o atendimento clicando aqui. Quem não realizar a atualização até o prazo limite só poderá regularizar a situação em novembro, após o próximo pleito.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo site justicaeleitoral.jus.br/biometria ou pelo telefone (51) 3661-3888.

Siga e curta a JP News nas redes sociais:
Twitter
Visit Us
Follow Me
YouTube
YouTube
RSS
Seguir por Email