DESTAQUE AGORANotícias

Aluna do Ifrs de Osório conquista o 1º lugar no Prêmio Jovem Cientista 2022 da Assembleia Legislativa

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul entregou, na tarde desta quarta-feira (15/06), no gabinete da presidência da Casa, o Prêmio Jovem Cientista 2022. Foram agraciadas com a distinção as estudantes Victórya Leal Altmayer Silva (1º Lugar), Amanda de Lorenzi Borges (2º Lugar) e Anny Mayumi Fujimoto (3º Lugar). As duas primeiras colocadas do prêmio são alunas do Ifrs Campus Osório e foram orientadas pela professora Flávia Twardowski e diretora do campus, também presente na entrega.

O Prêmio Jovem Cientista foi instituído pela Resolução 3.046 de outubro de 2009, e regulamentado pela Resolução de Mesa Nº 978 de 16 de junho de 2010. A premiação é concedida aos jovens cientistas das escolas de ensino médio e/ou da educação profissional de nível técnico do Estado que obtiverem melhor pontuação na classificação dos trabalhos individuais da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia – MOSTRATEC, promovida pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha.

A premiação visa reconhecer e incentivar as pesquisas científicas e tecnológicas desenvolvidas por alunos de escolas de ensino médio e da educação profissional de nível técnico do Rio Grande do Sul. Os vencedores recebem como premiação um diploma e as passagens aéreas e hospedagem para participarem da 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorre na Universidade Federal de Brasília (DF), de 24 a 30 de julho.

Vencedores da 13ª edição do Prêmio Jovem Cientista:

Victórya Leal Altmayer Silva – (1º Lugar) – Eco-Socius: o comportamento dos jovens brasileiros na Economia Circular. Área do conhecimento: Ciências sociais e econômicas

Amanda de Lorenzi Borges – (2º Lugar) – Estudo de Extratos Aquosos de Plantas Medicinais na Inibição do Agente Causal da Sigatoka-Amarela – Fase II. Área do conhecimento: Biomedicina

Anny Mayumi Fujimoto – (3º Lugar) – Avaliação da Atividade Antifúngica do Extrato Alcoólico de Spirulina platensis Frente ao Aspergillus spp. Área do conhecimento: Biomedicina.

O deputado Beto Fantinel (MDB), presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa, neste ato representando o presidente Valdeci Oliveira (PT), saudou e agradeceu a presença de autoridades, agraciadas, professores, familiares e destacou que à frente da comissão percebe o quanto ainda é preciso fazer enquanto parlamento, o quanto ainda se pode incentivar a pesquisa e a ciência. “É importante que a comunidade possa perceber os impactos da pesquisa, da inovação, da ciência e da tecnologia na vida da sociedade”, sublinhando a importância de investimentos na universidade pública.

Para o parlamentar, que relembrou suas origens, nós precisamos estar mais conectados com a vida real das pessoas, e a pesquisa apresentada pelas vencedoras fala justamente disso, conecta a pesquisa com a sociedade. Precisamos de todos, da imprensa, do Poder Legislativo, para que possamos comunicar os impactos produzidos pelas pesquisas na vida das pessoas.

“O progresso de uma sociedade está intimamente ligado aos investimentos realizados no avanços da pesquisa, da ciência, da inovação e da tecnologia”, concluiu o parlamentar ao parabenizar todos os envolvidos na promoção da Mostratec e às agraciadas com o Prêmio Jovem Cientista da ALRS.

O diretor-executivo da Escola Técnica Liberato Salzano da Cunha, professor Ramon Fernandes Hans, saudou a todos e agradeceu a presença de autoridades, professores e familiares das homenageadas.

Para Hans, não obstante todas as dificuldades apresentadas neste período de pandemia, os alunos sempre buscaram realizar as suas pesquisas. Essa é a semente lançada a 37 anos e que a cada ano mostra seus frutos com o trabalho destes jovens cientistas. “É importante o incentivo dado pela Assembleia. E quando uma Casa Legislativa reconhece este trabalho, isso não tem preço. Esperamos cada vez mais ver este pessoal nos ensinando a pesquisar”.

Victórya Leal Altmayer Silva, sublinhou a felicidade que sente, juntamente com a escola, sua orientadora e seus familiares, por ter sido agraciada com a honraria pelo Parlamento gaúcho. “A ciência e a educação realizaram os meus mais altos sonhos e me deram oportunidades inimagináveis, pois através delas eu tenho em minhas mãos as ferramentas para mudar o mundo a partir da minha escola , da minha comunidade e a partir da minha própria realidade”.

Presenças

Também participaram da solenidade a chefe de gabinete da presidência da Assembleia Legislativa RS, Eluza Rafo; diretora do Departamento de Cultura ALRS, Mariana Abascal; diretor-executivo da Escola Técnica Liberato Salzano da Cunha, professor Ramon Fernandes Hans; reitor do Instituto Ferderal do Rio Grande do Sul – Campus de Bento Gonçalves, Júlio Xandro Heck, professores, orientadores, amigos e familiares das homenageadas.

 

 

Fonte: Ascom AL

Edição: Gabriela Prestes

 

 

Siga e curta a JP News nas redes sociais:
Twitter
Visit Us
Follow Me
YouTube
YouTube
RSS
Seguir por Email