ÁUDIOENTREVISTASNotícias

Aumento dos casos ativos de covid19 é pauta de reunião entre secretários de saúde da região: “Atendemos 300 pessoas em um único dia”

Na sexta-feira (20/05) em uma longa reunião de forma presencial em Osório, os secretários de saúde do Litoral Norte, e com a presença de representantes da 18° Coordenaria Regional de Saúde, debateram diversos temas, entre eles, o aumento de casos ativos na região. De acordo com o Secretário de Saúde de Osório, Danjo Rene, que conversou com a Rádio Jovem Pan Litoral sobre a reunião, felizmente, o aumento não resultou, no município, em internações.

Desde a última segunda-feira (16/05) o município de Osório retomou os atendimentos na Central Covid19. Resultando desde então em média de 150 pessoas ao dia. Destas, 35% estão testando positivo para a doença. A grande maioria com sintomas leves. Os municípios aguardam resoluções do estado para determinar novas medidas.

Uma das pautas mais polêmicas do encontro diz respeito à nova resolução do estado (CIB 50), colocando municípios como referência em determinadas especialidades, sem consulta às administrações, no caso de Osório, referência regional em pneumologia, no posto de saúde. “Nós mal conseguimos manter para nós, imagina para todo o litoral? O mais agravante é que estas referências devem ser compradas de hospitais. É um absurdo”, disse Danjo. O assunto deve ser tratado pela Amlinorte.

Por fim, o Secretário de Saúde de Osório Danjo Rene, comentou a falta de médico pediatra na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e mais uma vez explicou que unidade de Osório é de Porte 1, isso significa que não há prerrogativa do profissional. Mesmo assim, o município avalia os custos, que ultrapassa, um milhão de reais ao ano, para a inclusão de um pediatra na UPA. Atualmente, o Posto Central possui atendimento do profissional de segunda a sexta. Confira, abaixo, o áudio da entrevista:

 

 

Texto: Lucas Filho

 

Siga e curta a JP News nas redes sociais:
Twitter
Visit Us
Follow Me
YouTube
YouTube
RSS
Seguir por Email