coronavírusDESTAQUE AGORANotícias

Aumento nos casos de covid19: litoral possui 4.324 pacientes com a doença ativa

A 18ª Coordenadoria Regional de Saúde divulgou na noite de quarta-feira (12/01), o Boletim Coronavírus n° 407 com dados de 19 municípios que preencheram a Planilha de Monitoramento, exceto Balneário Pinhal, Capivari do Sul, Dom Pedro de Alcântara e Maquiné.

Na última semana foram detectados 4.245 casos novos, número quase quatro vezes superior ao da semana anterior, quando ocorreram 1.108 casos. Esse número de casos novos é superior ao recorde anterior, ocorrido no início de março de 2021. Há 4.324 pacientes com a doença ativa, quase o triplo da semana anterior. Não houve óbitos, permanecendo 1.526 mortes por covid19 no litoral desde o início da pandemia.

A partir de hoje há uma modificação no cálculo da taxa de ocupação de leitos de UTI passando a ser considerados somente os leitos efetivamente em funcionamento e expressando com maior fidedignidade a realidade do Litoral Norte. São 56 leitos de UTI existentes, que podem ser ocupados por pacientes com Covid-19 ou outras doenças, conforme a capacidade técnica do hospital. A taxa geral de ocupação de leitos de UTI hoje é de 86% e a de leitos clínicos Covid 38%. Da semana passada para hoje houve um leve aumento no total de pacientes internados.

Os serviços ambulatoriais estão com procura intensa e filas aguardando atendimento, com uma pressão muito grande na rede de saúde por insuficiência de profissionais e demanda excessiva. Há municípios onde foi necessário fechar unidades de saúde para concentrar os profissionais nos serviços de urgência e manter o atendimento à população.

Assim, o COE Regional reforça a recomendação para que a população do Litoral Norte (moradores e veranistas) mantenha o distanciamento social evitando aglomerações e reitera o uso de máscaras. Tais medidas, associadas à vacinação, são a única forma de reduzir a transmissão da doença.

Fonte: 18ª CRS

Edição: Gabriela Prestes

Siga e curta a JP News nas redes sociais:
Twitter
Visit Us
Follow Me
YouTube
YouTube
RSS
Seguir por Email