ÁUDIODESTAQUE AGORANotícias

Banco de Sangue do Hospital Tramandaí abastece todo o litoral Norte

No Dia Nacional do Doador de Sangue, integrante do Banco de Sangue do Hospital Tramandaí participou da programação da Jovem Pan News com o objetivo de informar e alertar a população sobre a importância da doação de sangue. Segundo o coordenador da área de apoio enfermeiro Cezar Luis dos Santos, haverá doação voluntária de grupos específicos no mês de dezembro como Bombeiros, Marinha do Brasil e guardas municipais de Imbé e Tramandaí o que auxiliará nos estoques para o final do ano. Conforme o coordenador apenas 1,8% da população é doador de sangue enquanto que a Organização Mundial da Saúde preconiza pelo menos 3% de doadores na população geral. No Brasil e América do Sul a maior parte das doações é voluntária (59%) e o restante doações específicas para amigos e familiares (49%).

No Hospital Tramandaí existe uma estrutura adequada para garantir a qualidade do sangue e também da doação. “ Após a coleta, o material é enviado a dois laboratórios, sendo um em Porto Alegre e o outro em Florianópolis, fazendo as análises que garantam esta qualidade. Além disto o doador passa por uma triagem para saber se ele é compatível para a doação, por exemplo, mulheres grávidas, portadores de determinadas doenças como hepatite, câncer, diabetes e aqueles que colocaram percing e tatuagens nos últimos 12 meses não podem fazer doação.” Informou Cezar Luis do Santos. Ainda sobre a estrutura, o Banco de Sangue tem capacidade para receber pelo menos duzentas doações mês e hoje o número de doações é de aproximadamente 110 ao mês.

O coordenador também frisou a questão do sangue destinado a UTI Neo Natal e que é especificamente do tipo O Negativo e por isso a garantia da qualidade.

Cezar também falou que o Hospital da Tramandaí é o único a ter Banco de Sangue no litoral Norte e que abastece outras casas de saúde da região. “ Há agências transfusionais em Osório, Capão da Canoa e Torres que recebem sangue de Tramandaí e em contra partida enviam doadores para Tramandaí.

Com a proximidade do verão e consequente aumento da demanda por sangue, o Hospital Tramandaí pede que as pessoas se conscientizem da importância do ato de doar. “É importante o gesto de doar sangue e acredito que a doação deve ser um princípio de cidadania pois todos somos feitos de sangue e  precisamos deste insumo para sobreviver” Finalizou Cezar.

Para doar sangue basta se dirigir ao Hospital Tramandaí na Av. Emancipação 1255 de segunda a sexta-feira das 9 às 11h30 e das 14 às 16h30 e o telefone para agendamento 3684.03.00 solicitar o ramal do Banco do Sangue.

 

 

 

 

 

 

Siga e curta a JP News nas redes sociais:
Twitter
Visit Us
Follow Me
YouTube
YouTube
RSS
Seguir por Email