Geral

Brasil recebe 1º lote de vacinas da Janssen, aplicadas em dose única

remessa Janssen

Pousou na manhã desta terça-feira (22/06), no aeroporto de Guarulhos (SP), o primeiro lote de vacinas da Janssen, braço farmacêutico da Johnson & Johnson, destinado ao Brasil. O carregamento traz com 1,5 milhão de doses da vacina que garante a imunização após uma única aplicação.

O número, no entanto, corresponde à metade das 3 milhões de doses previstas para serem entregues pelo laboratório na semana passada. Na ocasião, a empresa norte-americana alegou que não conseguiu embarcar o carregamento.

O Ministério da Saúde negociou a compra de 38 milhões de doses da vacina, que tem 66,9% de eficácia para proteger contra casos leves e moderados e 76,7% para casos graves da Covid-19. Os imunizantes, no entanto, chegariam apenas no terceiro trimestre.

As vacinas tinham validade até 27 de junho, mas a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já deu o aval para aumentar o prazo. Mesmo assim, o Ministério da Saúde terá poucos dias para a distribuição e aplicação das doses. A estratégia da pasta prevê a distribuição em 5 dias com a utilização só nas capitais.

Atualmente, o prazo aprovado pela Anvisa é de três meses, mas a proposta da empresa é ampliar para quatro meses e meio. A agência reguladora dos Estados Unidos também já aprovou a extensão da validade para o imunizante.

 

 

Fonte: MS

Edição: Gabriela Prestes

 

 

Siga e curta a JP News nas redes sociais:
Twitter
Visit Us
Follow Me
YouTube
YouTube
RSS
Seguir por Email