ENTREVISTASNotícias

Capitania dos Portos realiza Operação Verão com o lema Navegação Seguro

Foto: Gabriela Prestes

O Agente Capitania dos Portos de Tramandaí, capitão Robson Amaral de Almeida participou da programação da Jovem Pan News Litoral no último sábado,9, onde deu detalhes das ações desenvolvidas pela Marinha do Brasil através da Operação Verão que este ano tem o lema Navegação Segura.

Conforme o agente, a Operação Verão deste ano superou em 47% o número de abordagens em relação ao mesmo período do ano passado (de 15/12 a 09/01) e houve um número menor de infrações. “ Isto é fruto das operações anteriores que vem orientando os navegantes”. A Operação segue durante o veraneio com ações diárias.

Almeida disse que a Operação Verão é destinada a todos os que navegam, mas que neste período há um número maior de abordagens em embarcações de recreio e esporte. A abordagem é de cunho orientativo e a expectativa é de que o navegante esteja com a documentação em dia e se está com todos os materiais de segurança e salvatagem como coletes salva-vidas, extintores de incêndio, entre outros, se a embarcação está em boas condições e se a embarcação não está com lotação acima do permitido. Uma das infrações mais comuns é a falta dos equipamentos de segurança e documentos vencidos e por vezes condutores não habilitados. “ O ato de pessoas não habilitadas conduzirem embarcações  implica na segurança da navegação pois a pessoa não habilitada desconhece as regras e os riscos e as águas da região são bastante difíceis em virtude de existir muitos canais e bancos de areia”. Disse o agente da Capitania dos Portos.

Em relação ao acidentes, nesta temporada foram registrados apenas dois sem gravidade e que a região não apresenta grande acidentalidade. Almeida salientou que na área de jurisdição da Capitania dos Portos que vai de Tavares a Torres, existe mais de 20 lagoas interligadas para navegação e que é proibida a navegação de recreio no mar.

A Capitania dos Portos também vem orientando os navegantes juntamente com o Comando Rodoviário da Brigada Militar quando da chegada ao litoral Norte. Segundo o capitão, os navegantes da região são bastante ordeiros tanto aqueles que buscam a diversão nas práticas aquáticas quando os profissionais como pescadores e uma das características destes navegantes é a preservação do meio-ambiente.

Segundo o agente, a Capitania dos Portos de Tramandaí tem uma grande preocupação com o meio ambiente e pra isto desenvolveu  ações de limpeza de praia onde recolheu, em 2020, cerca de 1 tonelada de lixo em apenas dois pontos: na Barra e em parte da faixa de praia de Tramandaí. “ Isto não é orgulho para nós recolher um número tão grande de lixo. Oitenta por cento do lixo que chega ao mar vem das águas interiores e nós precisamos cuidar do nosso mar e as pessoas devem ter esta conscientização de preservação”. Disse Almeida.

A Capitania dos Portos de Tramandaí situa-se na Av. Beira-Rio 199 e atende pelo telefone 3684-2037.

Confira o áudio da entrevista

 

 

 

Siga e curta a JP News nas redes sociais:
Twitter
Visit Us
Follow Me
YouTube
YouTube
RSS
Seguir por Email