ÁUDIOENTREVISTASNotícias

Comitê de Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio faz alerta na Tribuna Livre em Osório

O Comitê de Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio de Osório fez o uso da Tribuna Livre na Câmara de Vereadores de Osório na última sessão realizada na terça-feira (24/08) para sensibilizar os vereadores sobre o tema. Na ocasião, Mariluci Fofonka, diretora do Caps – Casa Aberta explanou sobre o comitê e seus objetivos, bem como apresentou os números alarmantes de aumento de suicídio no município durante a pandemia, além do aumento de internações.

Explicou que o estado do Rio Grande do Sul é o maior em número de suicídios e dentro do estado o município de Osório está no topo deste ranking. Após, a coordenadora do comitê, a psicóloga Denize Amaral Prates também contribuiu dando ênfase na importância de se trabalhar com os professores para o acolhimento nas escolas.

Em entrevista na manhã desta sexta-feira (27/08) à rádio Jovem Pan News, Denize falou dos impactos negativos da pandemia, principalmente, entre os adolescentes. “Criamos o comitê em 2019 e desde então, estamos trabalhando a capacitação da rede escolar para encaminhar os estudantes que por ventura mostrassem sinais para atendimento, com a pandemia e a interrupção das aulas presenciais, ficou mais difícil”, disse.

Ela ainda informou que está agendando uma reunião com o prefeito de Osório, Roger Caputi. “Há uma orientação da OMS para que o Setembro Amarelo seja abordado e explorado de forma diferente porque com a pandemia, as abordagens também mudaram”, explicou Denize. O telefone do Centro de Valorização da Vida – CVV é o 188 e funciona 24h. Confira, abaixo, o áudio da entrevista com a jornalista Gabriela Prestes.

 

 

Texto: Gabriela Prestes

 

Siga e curta a JP News nas redes sociais:
Twitter
Visit Us
Follow Me
YouTube
YouTube
RSS
Seguir por Email