A qualidade das rodovias brasileiras piorou no último ano. É o que mostra a 23ª edição da Pesquisa CNT de Rodovias, divulgada pela Confederação Nacional do Transportes e pelo SEST SENAT. O estudo constata piora nas condições das características observadas. O estado geral apresenta problemas em 59% da extensão dos trechos avaliados. Em 2018, o percentual foi 57%. Também está pior a situação do pavimento (52,4% com problema), da sinalização (48,1%) e da geometria da via (76,3%). No ano passado, a avaliação foi 50,9%, 44,7% e 75,7% com problemas respectivamente.
O número de pontos críticos identificados ao longo dos 108.863 quilômetros pesquisados aumentou 75,6%. Passou de 454 em 2018 para 797 em 2019. Na pesquisa da CNT, são avaliadas as condições de toda a malha federal pavimentada e dos principais trechos estaduais, também pavimentados. Nesta edição de 2019, foram percorridas todas as cinco regiões do Brasil, durante 30 dias (de 20 de maio a 18 de junho), por 24 equipes de pesquisadores. No RS houve uma piora nas condições gerais das rodovias onde apenas 40% apresentam bom estado.
No litoral Norte, A Free-way foi a única considerada ótima. A BR 101 tem trechos bons e outros trechos regulares nos três aspectos pesquisados e a E030 entre Osório e Tramandaí foi considerada boa. As demais rodovias estão abaixo do que espera o motorista. A ERS 101, entre Osório e Mostardas, a ERS 030 entre Gravataí e Santo Antonio da Patrulha e a ERS 786 entre Tramandaí e Cidreira foram classificadas como piores rodovia com pavimento, geometria de via e sinalização consideradas ruins. A Estrada do Mar não foi objeto da pesquisada.
Confira as condições gerais das rodovias do litoral Norte
BR 101 – Osório -Torres – Bom
BR 290 – Porto Alegre – Osório – Ótimo
ERS 040 – Viamão – Balneário Pinhal – Regular
ERS 101 – Osório – Mostardas – Regular
ERS 030 – Gravataí – Santo Antônio da Patrulha – Ruim
ERS 030 – Osório – Tramandaí – Bom
ERSD 786 – Tramandaí – Cidreira – Ruim
Rota do Sol – Tainhas – São Francisco de Paula – Ruim
Sandro Sauer