Estado

Conta de luz da CEEE terá aumento na próxima semana

A população gaúcha vai ter que preparar o bolso. A tarifa de energia elétrica ficará mais cara, a partir da próxima segunda-feira (22/11), para os consumidores atendidos pela CEEE em mais de 70 cidades do Rio Grande do Sul, incluindo os 23 municípios do Litoral Norte. Para os clientes residenciais o reajuste será de 14,71%.

Para os consumidores conectados na Alta Tensão, como indústrias e grandes empreendimentos comerciais, o aumento será de 13,24%. Os índices foram homologados pela diretoria colegiada da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), na terça-feira (16/11).

Conforme a Aneel, o reajuste é resultado da revisão tarifária periódica de 2021 da Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE-D), recentemente privatizada e controlada pelo Grupo Equatorial. A empresa atende cerca de 1,8 milhão de unidades consumidoras localizadas em 72 municípios gaúchos.

“Os custos de distribuição (5%) e componentes financeiros (5,71%), a retirada dos financeiros anteriores (1,29%) e os custos de transporte (-1,82%) foram alguns dos principais itens que contribuíram para o efeito médio de 14,62%.

A proposta de revisão tarifária foi objeto da Consulta Pública nº 58/2021, realizada de 9/9 a 8/10. Uma audiência pública virtual também debateu o tema no dia 30/9”, informou a Aneel.

Fonte: CEEE

Edição: Gabriela Prestes

Siga e curta a JP News nas redes sociais:
Twitter
Visit Us
Follow Me
YouTube
YouTube
RSS
Seguir por Email