Geral

Eclipse total da Lua poderá ser visto no fim de semana

Entre o fim da noite de domingo (15/05) e a madrugada de segunda-feira (16/05) todo o Brasil poderá observar o primeiro e único eclipse total da Lua de 2022, conforme informações do Observatório Nacional. É preciso, no entanto, torcer para que as condições climáticas sejam favoráveis. O fenômeno será visível em toda a América do Sul e América Central, parte da América do Norte, parte da Europa e parte da África.

O eclipse total ocorre quando a Lua entra na sombra da Terra em um alinhamento entre Sol, Terra e Lua. Este é um belo fenômeno para ser observado. Afinal, no eclipse lunar total o satélite natural da terra fica com a coloração avermelhada, é a chamada “Lua de Sangue”. De acordo com o professor Carlos Fernando Jung, do Observatório Heller & e Jung, de Taquara, o início ocorre às 22:32h de domingo e a sombra será visível já às 23:28h. “A Lua estará dentro da sombra da Terra às 00:29h de segunda-feira.

A duração vai até às 01:54h. O eclipse máximo será às 1:11h com a percepção de uma cor laranja da Lua. A última visualização da sombra será às 2:55h, e a saída da penumbra às 03:51h”, detalhou. O último eclipse lunar total aconteceu em 21 de janeiro de 2019 e foi registrado pelo observatório do Rio Grande do Sul.

Fonte: LNR

Edição: Gabriela Prestes

 

 

Siga e curta a JP News nas redes sociais:
Twitter
Visit Us
Follow Me
YouTube
YouTube
RSS
Seguir por Email