DESTAQUE AGORAEstadoNotícias

Eduardo Leite anuncia pré-candidatura ao governo do RS

O ex-governador Eduardo Leite anunciou, nesta segunda-feira (13), que é o pré-candidato do PSDB ao governo do estado mais uma vez. O anúncio foi dado na sede do diretório estadual do partido, em Porto Alegre, ao lado do atual governador, Ranolfo Vieira Júnior.

“Comunico hoje, aos gaúchos e gaúchas, que eu sou pré-candidato ao governo do Rio Grande do Sul”, afirmou Eduardo Leite. “Com muita humildade, eu aceito novamente o desafio de liderar o projeto.” De acordo com Leite, a decisão foi coletiva do partido e tomada em conjunto com o governador Ranolfo, “como foram as decisões tomadas durante os quatro anos de governo.” Ele disse ainda que estar fora do cargo era a única maneira que aceitaria disputar a reeleição. “Eu mudei de opinião, mas não mudei de princípios. Por isso, eu disse que a renúncia me abria todas as possibilidades, não me retirava nenhuma.” Quando perguntado se o RS é o plano B , Leite respondeu que se plano A fosse ser candidato à presidência da República, ele teria saído de partido.

Ainda não há, entretanto, chapa formada nem com candidatura a vice, nem com candidato ou candidata ao Senado.

A decisão deve “destravar” o intrincado cenário da disputa, visto que outros partidos adotaram compasso de espera para definir alianças. Esse quadro abrange não só siglas sem postulantes ao cargo, mas também aquelas que já anunciaram pré-candidato, como o MDB, com Gabriel Souza. Embora o movimento de Leite derive da aliança dos dois partidos nacionalmente pelo apoio a pré-candidatura Simone Tebet (MDB-MS) à Presidência. No entanto, essa situação não será tão simples no RS. Gabriel e o presidente da sigla no Estado, Fábio Branco, firmam posição em encabeçar a disputa, embora alas do partido vejam o apoio a Leite como melhor opção, assumindo a posição de vice na chapa, com o próprio Gabriel ou outro nome da sigla.

 

g1/Correio do Povo

Siga e curta a JP News nas redes sociais:
Twitter
Visit Us
Follow Me
YouTube
YouTube
RSS
Seguir por Email