Balneário PinhalNotícias

Equipe do SAMU conta com nova base em Balneário Pinhal

Na manhã desta terça-feira (14), foram inauguradas as novas instalações do Serviço de Atendimento Móvel de Urgências de Balneário Pinhal. O ato contou com a presença da prefeita Marcia Tedesco, do vice-prefeito Alequis Pinto, de membros da Administração Municipal, do Legislativo, do Conselho Municipal de Saúde, dos Bombeiros Voluntários e da equipe do SAMU.

A prefeita fez questão de falar sobre a importância do trabalho realizado pelo SAMU. “Fico feliz em ver a qualidade das instalações da nova base. Ela não só melhora a parte física destinada aos veículos, mas dá mais dignidade aos profissionais que atuam em um serviço tão importante. O SAMU e seus valorosos guerreiros, atuam em uma frente de batalha onde a grande luta é sempre salvar vidas”.

Histórico do SAMU em Balneário Pinhal

Durante o ano de 2008 houve uma pactuação CIR (Comissão Intergestora Regional) indicando que os municípios do Litoral Norte seriam beneficiados com a instalação de bases Descentralizadas da SAMU. A Base descentralizada de Balneário Pinhal foi implantada no final deste mesmo ano.

Inicialmente era responsável pela cobertura de Cidreira, Balneário Pinhal, Capivari do Sul, Palmares e estendia-se até Tavares, cobrindo partes da rodovia que liga esses municípios, quando solicitada, mesmo não estando esse trecho no escopo oficial de cobertura da base.

Hoje, como o apoio e auxílio do município, a base já está na terceira geração de viaturas. Iniciou com as caminhonetes Iveco, depois tiveram duas Peugeot, em meados de 2012-2013, e por último a Mercedes que utilizam atualmente.

A base sempre foi vinculada ao Pronto Atendimento, e estava localizada aos fundos deste prédio. As áreas comuns eram compartilhadas com os demais condutores que prestavam serviços nesta unidade, incluindo os locais de guarda das viaturas.

Com o início da Pandemia, houve a necessidade de ampliar as medidas de segurança e se viu a necessidade que estes profissionais tivessem um espaço próprio. A ideia foi ofertar uma área segura, bem localizada, na região central da cidade, com estacionamento para os veículos, setor de higienização dos materiais e da ambulância, para proporcionar o bem estar dos profissionais que ali atuam, garantindo um serviço de melhor qualidade.

PMBP

Siga e curta a JP News nas redes sociais:
Twitter
Visit Us
Follow Me
YouTube
YouTube
RSS
Seguir por Email