ImbéLitoral

Escritora Leda Saraiva recebe Medalha do Mérito Farroupilha

“Precisamos acreditar que a literatura e a leitura transformam a realidade”. Com esta certeza e um pedido para que a sociedade aposte na educação, a escritora Leda Saraiva Soares recebeu na tarde desta segunda-feira, 19 de agosto, no Salão Júlio de Castilhos, a outorga da Medalha do Mérito Farroupilha. Por iniciativa do deputado Gabriel Souza, a Assembleia Legislativa concedeu a maior honraria do Parlamento gaúcho a uma personalidade pioneira na pesquisa histórica do litoral do Rio Grande do Sul.

Professora, licenciada em Língua Portuguesa e Literatura pela PUC/RS, Leda iniciou na década de 60 as suas pesquisas e entrevistas sobre a região litorânea. Ao justificar os motivos de sua escolha, a escritora lembrou sua preocupação com a preservação da história. “Eu estava recém-formada e percebi naquele momento que o litoral não tinha sua história registrada e que, em questão de pouco tempo, não teria mais ninguém para contá-la. Foi então que tomei para mim a responsabilidade de não permitir que isso acontecesse”, contou a professora. O seu primeiro livro, Tramandaí Terra e Gente, foi publicado em 1985 e realizado em co-autoria com Sonia Purper.

Ao relembrar a trajetória da professora, Gabriel destacou que ela criou, em 1985, a Biblioteca Infantil – quando foi diretora da Biblioteca Pública Municipal de Tramandaí -, além de ser uma das fundadoras da Academia de Escritores do Litoral Norte e patrona de várias feiras de livro dos municípios litorâneos. “[Leda] acredita no poder da educação e sabe que investir no conhecimento, nos livros e na história é dar suporte para que o Estado avance”, enalteceu o parlamentar.

Sobre a honraria, o deputado disse que ela representa um agradecimento pela contribuição da professora com o desenvolvimento intelectual e cultural dos gaúchos. “Essa Medalha, entregue à professora Leda, uma mulher que orgulha o Rio Grande do Sul, é também um reconhecimento a todos os historiadores, professores e agentes da cultura gaúcha”, reconheceu Gabriel.

A professora fez questão de compartilhar com seus familiares, amigos e colegas da Academia de Escritores do Litoral Norte a homenagem, com destaque para o seu marido, o dentista Noel José Soares – companheiros há mais de 57 anos – e que permaneceu ao lado da esposa durante toda sua fala. “Quem luta pela cultura tem que ter muita coragem. Não é fácil editar um livro, enfrentamos muitas dificuldades, mas lutamos incansavelmente pela cultura litorânea”, afirmou Leda, emocionada.

Como forma de incentivar a leitura, a escritora entregou ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Luis Augusto Lara, um kit com um exemplar de cada uma de suas obras para que seja incluído no acervo da Biblioteca da Casa. Ao final do evento, integrantes da Banda da Escola Municipal Guaracyra Ramos Kramer, de Imbé, também prestaram uma homenagem, cantando “Parabéns” à professora.

Presentes:

Também estiveram presentes na cerimônia a secretária Adjunta da Cultura, Cámen Langaro, representando o governo do Estado, escritores da Academia de Escritores do Litoral Norte e, do município de Tramandaí, o prefeito Luiz Carlos Gauto, o vereador Juarez Marques, representando a Câmara de Vereadores, a secretária municipal de Educação e Cultura, Profª Alvanira Gamba, o presidente do Conselho Municipal da Cultura, Gabriel Fernandes, a presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer, Neusa Rohsig, e a presidente da Associação de Professores Aposentados, Terezinha Silveira.

Cliquei aqui e acesse a galeria de fotos

PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA:

Em co-autoria com Sonia Purper:
1-SOARES, Leda Saraiva. PURPER, Sonia. Tramandaí Terra e Gente. Porto Alegre: Pallotti, 1985.(primeira edição), (segunda edição em 1986)

PRODUÇÃO SOLO:
2-SOARES, Leda Saraiva. Imbé Histórico Turístico. Porto Alegre: Jan (Dep. Editorial) 1990;(primeira edição) (segunda edição -2012);
3-SOARES, Leda Saraiva. Contos e Lendas da Região. Tramandaí: Ed. da autora, 1995;
4-SOARES, Leda Saraiva. O Reino Encantado do Peixe-Rei. Tramandaí: Edição da autora, 1996;
5-SOARES, Leda Saraiva. A Saga das Praias Gaúchas: de Quintão a Torres. Porto Alegre: Martins Livreiro/Editor, 2000.;
6-SOARES, Leda Saraiva. Tramandaí – Lembranças a Granel. Porto Alegre: Ed. da autora, 2004.
7-SOARES, Leda Saraiva. Tramandaí/Imbé 100 anos de história, religiosidade, cultura, folclore. Porto Alegre: Est, 350p 2008. (livro impresso e eletrônico).
8- SOARES, Leda Saraiva. O Imaginário Popular Litorâneo – Contos. Lendas. Mitos. Capa Eduardo Dal Ri Borges. Porto Alegre:Gráfica e Editora RJR.2018.

Siga e curta a JP News nas redes sociais:
Twitter
Visit Us
Follow Me
YouTube
YouTube
RSS
Seguir por Email