LitoralOsório

Estudante do IFRS Osório é aprovada em seleção nacional para participar do Programa Jovens Embaixadores, nos EUA

Camily Pereira dos Santos, estudante do 4º ano do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, está entre os 50 estudantes do país da rede pública de ensino selecionadas para participar de um intercâmbio nos Estados Unidos, no mês de julho. A iniciativa é do Programa Jovens Embaixadores 2022, organizado pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos da América e, no Brasil, coordenada pela Embaixada e Consulados dos EUA.

A jovem não esconde a ansiedade de viajar para o exterior pela primeira vez, conhecer outro país e viver novas experiências: “Emoção e felicidade definem esse momento! A oportunidade de ir para os Estados Unidos junto de outros estudantes representando o meu país é algo surreal! Com certeza será uma experiência incrível que me ajudará a crescer tanto como estudante, quanto como pessoa, ao estar conectada com uma cultura completamente diferente da minha e com outros jovens que, assim como eu, também querem fazer a diferença em suas realidades”. destaca Camily.

O programa será realizado de 27 de junho a 18 de julho. Inclui a participação em projetos de impacto social, em palestras e oficinas sobre liderança e empreendedorismo, em reuniões com representantes do governo, visitação à escolas da região e apresentações sobre o Brasil. Na programação estão passeios guiados a pontos histórico-culturais, a celebração da Independência dos Estados Unidos Unidos, em 4 de julho.

De 27 de junho a 1º de julho os jovens embaixadores ficarão em São Paulo para atividades de orientação e entrevistas para obtenção do visto. No período de 2 a 6 de julho, a estadia será em Washington. Depois, os estudantes serão divididos em pequenos grupos por diferentes estados americanos, morando com uma família de lá, conhecendo a cidade e participando de atividades locais. O retorno para o Brasil está marcado para o dia 16 e, até 18 de julho avaliam o programa.

Sobre o Programa Jovens Embaixadores

A iniciativa que leva estudantes de ensino médio da rede pública de ensino do Brasil para um intercâmbio nos EUA completa 20 anos neste ano. Desde sua criação, 690 jovens brasileiros já participaram do programa. A seleção de 2022 contemplou pelo menos um representante de cada estado brasileiro e do Distrito Federal.

Entre os critérios de seleção estão perfil de liderança, bom desempenho acadêmico, conhecimento em inglês e engajamento em ações de impacto e empreendedorismo social. O programa é patrocinado pela Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, e conta com o apoio de parceiros dos setores público e privado.

Fonte: Ascom Ifrs Osório

Edição: Gabriela Prestes

Siga e curta a JP News nas redes sociais:
Twitter
Visit Us
Follow Me
YouTube
YouTube
RSS
Seguir por Email