DESTAQUE AGORANotícias

Estudantes do IFRS Campus Osório recebem Prêmio Jovem Talento Científico 2021

Mais um reconhecimento ao trabalho em pesquisa realizado pelo Ifrs Campus Osório no Litoral Norte. As estudantes pesquisadoras do Campus Osório Laura Drebs e Victórya Leal receberam nesta última terça-feira (19/10), o Prêmio Jovem Talento Científico 2021. O evento é promovido pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (Sict), através do programa Educar para Inovar, em parceria com a Secretaria de Educação do RS e a Fapergs.

A cerimônia foi transmitida pelo Facebook da Sict, nesta última noite de terça-feira. Foram premiados estudantes que se destacaram em olimpíadas do conhecimento e competições científicas no Estado.

As jovens Laura e Victórya foram agraciadas, respectivamente, pelos projetos de pesquisa ‘Fidere: Desenvolvimento de um App de Economia Circular voltado aos brechós e associações do Litoral Norte gaúcho’ e ‘BioStretch: síntese de polímero a partir de resíduos agroindustriais’. Ambos estudos são orientados pela professora Flávia Twardowski, com coorientação do docente Claudius Soares.

Conheça os projetos:

O ‘Fidere: Desenvolvimento de um App de Economia Circular voltado aos brechós e associações do Litoral Norte gaúcho’ buscou uma solução para alavancar a economia circular de brechós e associações da região do litoral norte gaúcho.

Realizou o mapeamento de 35 brechós e quatorze associações femininas nas cidades de Capão da Canoa, Osório e Tramandaí. O primeiro resultado foi a criação de um aplicativo de celular (app) inovador no mercado internacional tecnológico, com o modelo de testes disponível no Google Play, e que funcionará como uma loja virtual.

Já o ‘BioStretch: síntese de polímero a partir de resíduos agroindustriais’ desenvolveu um filme plástico biodegradável, flexível e com fina espessura a partir de resíduos da indústria, do processamento de milho e da beterraba.

O projeto apresenta relevância ambiental, social e científica por cumprir um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, proporcionando uma alternativa para a substituição dos plásticos sintéticos convencionais a partir de recursos renováveis que levam menos tempo para se degradar e não causam malefícios ao ambiente.

 

 

Fonte: Ascom IFRS Campus Osório

Edição: Gabriela Prestes

 

 

 

Siga e curta a JP News nas redes sociais:
Twitter
Visit Us
Follow Me
YouTube
YouTube
RSS
Seguir por Email