DESTAQUE AGORAImbé

Guarda Municipal inicia patrulha noturna na orla de Imbé

Para quem gosta de caminhar, pedalar ou curtir a praia durante a noite, uma grande novidade: desde a última terça-feira (15) a Guarda Municipal de Imbé faz rondas noturnas pela Avenida Beira-mar, no trecho entre o Guia Corrente e a Avenida São Luiz, no Centro.

Segundo a secretaria municipal de Segurança Pública e Trânsito (SEMUSP-T), a ronda está sendo realizada diariamente, entre 19h e 1h, até o final da temporada de verão. A iniciativa tem como objetivo proporcionar mais segurança aos moradores, veranistas e comerciantes que circulam pelo local durante a noite. Além de zelar pelo patrimônio público, a Guarda Municipal também estará atenta a eventuais ocorrências no local e em contato direto com a Central de Videomonitoramento da SEMUSP-T e com a Brigada Militar, caso seja necessário alguma abordagem ou ação ostensiva.

Para o prefeito Pierre Emerim, a medida é mais uma demonstração de que a cidade está se transformando em termos de segurança pública. Ele lembra que, com a instituição da nova Guarda Municipal, Imbé mudará de patamar. “É um dos vetores mais importantes do programa Imbé Mais Seguro, o nosso plano municipal de segurança pública. Os agentes aprovados no concurso público já estão em formação e em breve teremos cerca de 50 guardas municipais capacitados e equipados para atuar em todos os bairros e balneários da cidade”, projeta Pierre.

O programa Imbé Mais Seguro se destaca na região como um projeto idealizado e concebido com o objetivo de transformar Imbé na cidade mais segura do Rio Grande do Sul. Com câmeras de alta resolução e tecnologia que monitoram as entradas e saídas do município, o sistema de cercamento eletrônico garante que nenhum veículo chegue ou deixe a cidade sem ser identificado. O sistema integrado de vigilância da cidade conta ainda com as câmeras de videomonitoramento, espalhadas em locais estratégicos. Tudo sob o olhar atento de controladores que, no mínimo sinal suspeito, acionam os órgãos de segurança e ajudam na prevenção e repressão do crime.

O incentivo financeiro para atrair à cidade policiais de outras localidades, a colaboração com órgãos de segurança – incluindo auxílios para manutenção das atividades – e a união com empresas de monitoramento, que atuam diretamente na proteção patrimonial de construções públicas e privadas, complementam a rede de segurança pública municipal. Um grande projeto que, apesar de jovem – foi instituído oficialmente há pouco mais de um ano – já traz resultados significativos, na avaliação do titular da SEMUSP-T, Marco Antônio Silva. “A Brigada Militar e a Polícia Civil já nos confirmaram que houve uma redução significativa do número de ocorrências na cidade. Quem antes cometia crime na cidade já está percebendo que há uma grande equipe de olho em tudo que acontece aqui”, compara. “Nossa intenção é ampliar ainda mais a área de atuação e transformar Imbé, definitivamente, na cidade mais segura do Estado. União de esforços entre Estado e município, público e privado, proporcionando mais segurança aos nossos moradores e veranistas, garantindo mais movimento na nossa cidade, fomentando o comércio local”, complementa Pierre.

 

 

 

Siga e curta a JP News nas redes sociais:
Twitter
Visit Us
Follow Me
YouTube
YouTube
RSS
Seguir por Email