ÁUDIODESTAQUE AGORAImbé

Imbé forma 45 novos guardas municipais que auxiliarão a segurança na cidade

Por Sandro Sauer | Fotos: Jorge Vilela

Na tarde desta sexta-feira,10, a Prefeitura de Imbé realizou a solenidade de formatura dos novos guardas civis municipais. Durante a  solenidade, que aconteceu ao lado da ponte Giuseppi Garibaldi, 45 guardas civis prestaram o juramento e receberam a portaria de nomeação. Aprovados em concurso público, os novos servidores estão aptos a exercer as funções inclusive com o uso de arma de fogo. Conforme o secretário de Segurança e Trânsito de Imbé, Marco Antonio Silva, os novos guardas passaram por um curso de mais de 1.700 horas, inclusive com 300 horas destinadas ao uso de armas.  “Como o Exército somente libera a compra de armas com a portaria de nomeação, a licitação e encaminhamentos legais iniciam nos próximos dias. É importante salientar que na realidade são 47 novos guardas, mas dois não passaram no teste da Polícia Federal, que habilita para o uso de arma, mas já está marcado novo teste”. Disse o secretário.

O prefeito de Imbé, Pierre Emerim disse que a formatura é mais uma etapa do Programa Imbé Mais Seguro, que conta também com vídeo monitoramento, cercamento eletrônico e auxilio financeiro a policiais militares, civis e bombeiros que optam por trabalhar em Imbé, neste caso houve um salto no efetivo tanto da Polícia Civil como Brigada Militar no último ano. O concurso para a guarda foi realizado em janeiro de 2019. Pierre enfatizou que os recursos aplicados no Programa Imbé Mais Seguro são por ele classificado como investimento. “ Não considero despesa e sim investimento. Não tenho duvida que o reflexo será positivo pois pessoas que  querem comprar imóvel na praia estarão dando preferência para os locais onde a segurança é maior.”

No programa também consta a aquisição de diversos equipamentos como coletes balísticos, veículos, entre outros. Hoje a Guarda Municipal de Imbé conta com 5 veículos novos e em breve estará adquirindo outros 6, através de convênio com o Ministério da Justiça com recursos já aprovados e empenhados. Serão 6 viaturas com cela  tipo station vagon 0 km no valor total de R$ 560 mil.

O comandante do 2° BPAT, tenente-coronel Claudiomir de Oliveira enfatizou a importância de um grande efetivo da Guarda Municipal de Imbé que fará um diferencial em ações de segurança.

O vice-prefeito de Imbé, Luis Henrique Vedovato lembrou que todos os recursos do Programa Imbé Mais Seguro são obtidos através das receitas próprias do Executivo.

O vice-governador e secretário de Segurança Pública do RS, Ranolfo Vieira Júnior prestigiou o evento e disse que o Imbé está num patamar diferenciado em matéria de segurança pública no RS e parabenizou a iniciativa  da cidade.

 

 

Siga e curta a JP News nas redes sociais:
Twitter
Visit Us
Follow Me
YouTube
YouTube
RSS
Seguir por Email