Política

Meta do MDB Mulher é ampliar representação em 2020

Foto: Galileu Oldenburg/MDB-RS

Com capital político de 8 prefeitas, 11 vices e 200 vereadoras, a meta do MDB Mulher do Rio Grande do Sul é de ampliar a representação a partir das eleições de 2020. Esse foi o recado do Encontro Estadual Conexão Mulher, realizado neste sábado, 9 de novembro, em Gravataí.

O caminho para alcançar o objetivo será oferecer conteúdo e qualificação para as emedebistas. Essa foi a indicação de pesquisa realizada pelo Instituto Pesquisas de Opinião (IPO). Segundo o estudo, 50% das mulheres do MDB afirmaram conhecer os cursos ofertados pelo partido e pela Fundação Ulysses Guimarães (FUG) e, aquelas que participaram de algum deles, se disseram muito satisfeitas com o resultado.

A presidente do MDB Mulher RS, Patrícia Alba, 1ª suplente da bancada do partido na Assembleia Legislativa, aposta que a combinação de conteúdo e sensibilidade seja a resposta para a construção de candidaturas fortes e competitivas. “O resultado da pesquisa demonstrou o interesse das mulheres em participarem da política e de buscarem mais conhecimento. A partir disso iremos pautar nossas ações futuras”, garantiu Patrícia, que já organiza uma série de encontros regionais e cursos de formação por todas as regiões do estado.

A cientista política, Elis Radmann, responsável pela pesquisa e presente ao Conexão Mulher, afirmou que para fazer a diferença, as mulheres precisam reverter suas atividades em mobilização e ações de cidadania. “O entendimento da realidade assusta, mas somente ele nos dá força para encararmos os desafios. Temos que estar preparadas”, defendeu Elis.

A análise da IPO ainda apontou que 88,9% das emedebistas apoiam a ideia de que o lugar da mulher é na política. A pesquisa foi realizada entre os dias 18 e 23 de setembro e ouviu um total de 100 emedebistas de diversas localidades.

Dos 262 mil filiados ao MDB-RS, 113 mil são mulheres, o que representa 43% do total.

Siga e curta a JP News nas redes sociais:
Twitter
Visit Us
Follow Me
YouTube
YouTube
RSS
Seguir por Email