ÁUDIODESTAQUE AGORALitoralTramandaí

Mudança no coeficiente do FPM faz com Tramandaí aumente arrecadação em 2020

Foto: Jorge Vilela

Em entrevista ao Jornal da Manhã desta segunda-feira(02), o prefeito de Tramandaí Luis Carlos Gauto da Silva, informou que a partir de 2020, a cidade estará recebendo valores maiores através de repasses do Fundo de Participação dos Municípios. Segundo Gauto, isto se dá em virtude do IBGE ter alterado o número de habitantes na estimativa populacional deste ano, que ultrapassou 51 mil habitantes e como os critérios de distribuição do FPM são basicamente sobre o número de habitantes, Tramandaí passa do coeficiente 2 ( para cidades com até 50.940 habitantes, para o coeficiente 2,2  (até 61.128 habitantes). “ Esta mudança já deveria ter sido feita em 2018, pois naquela estimativa faltou 180 habitantes para a troca de coeficiente, entramos com recurso e apresentamos inúmeros documentos que comprovavam que Tramandaí tem um número superior de habitantes, mas infelizmente o IBGE não aceitou. Mas acredito que colaborou para a estimativa deste ano” disse o prefeito.

Com a mudança de coeficiente o município deve receber um reforço mensal no caixa a partir de janeiro de 2020 de aproximadamente R$ 300 mil, perfazendo cerca de R$ 3,5 milhões ao ano.

O prefeito informou que com a realização do censo do próximo ano, Tramandaí possa até ser incluso, em 2021, no coeficiente 2,4  para cidades com mais de 61 mil habitantes. “Hoje temos pelo menos 55 mil habitantes, mesmo que os números do IBGE não mostrem isto, mas se o censo for eficiente e feito de forma a contemplar todas as residências tenho certeza de que a cidade terá mudança significativa no número de habitantes” completou Gauto.

CONFIRA O ÁUDIO DA ENTREVISTA

 

Sandro Sauer

Siga e curta a JP News nas redes sociais:
Twitter
Visit Us
Follow Me
YouTube
YouTube
RSS
Seguir por Email