LitoralOsório

Município de Osório realiza programação de incentivo ao aleitamento materno

O mês de agosto é conhecido como Agosto Dourado por simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação – a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. Para 2022, o lema da Semana Mundial do Aleitamento Materno definido pela WABA (Aliança Mundial para ação de Aleitamento Materno) é: FORTALECER A AMAMENTAÇÃO: EDUCANDO E APOIANDO. O tema busca enfatizar a importância da educação e da rede de apoio para fortalecer o aleitamento materno.

A pandemia de covid-19 reforçou, ainda mais, fatores como a importância da educação de todos sobre como oferecer as melhores condições para as mães que amamentam, os benefícios do leite materno e os riscos decorrentes de não oferecer essa possibilidade aos lactentes.

Apesar dos benefícios conhecidos, amamentar ainda é um desafio, e as taxas de aleitamento exclusivo nos primeiros seis meses estão aquém do esperado em diversos países – entre eles o Brasil. O aleitamento exclusivo até o sexto mês de vida, se estendendo até os dois anos ou mais de idade, é um desafio às mães e uma meta das entidades voltadas à preservação da saúde (de mães e bebês).

Em Osório, a secretaria da Saúde, através do Pró-Mamá, estará celebrando o mês da amamentação com algumas atividades. Nos dias 2 e 3 de agosto a equipe do Pró-Mamá participará de capacitação no Seminário Estadual de Aleitamento Materno. No dia 7 de agosto, o Pró-Mamá estará no Bazar É Daqui, Tem Valor com divulgação e orientações sobre amamentação, a partir das 14h30min.

No dia 8 de agosto será realizado encontro com gestantes no Posto Médico Central, às 14h. No dia 19 de agosto, haverá roda de conversa com gestantes e os profissionais da rede de saúde no Hospital São Vicente de Paula. No dia 29 de agosto, às 8h, ocorre capacitação sobre o pré-natal odontológico para dentistas da rede de atenção primária, no Posto Médico Central. Além destas, todas as unidades de saúde do município estão se organizando para abordar o tema da amamentação de forma mais intensa durante o mês de agosto.

Fonte: Ascom PMO

Edição: Gabriela Prestes

Siga e curta a JP News nas redes sociais:
Twitter
Visit Us
Follow Me
YouTube
YouTube
RSS
Seguir por Email