DESTAQUE AGORANotícias

Operação Triton trabalha na preservação dos recursos pesqueiros no mar territorial Brasileiro

No período de 16 a 18 de setembro foi desencadeada a Operação Triton, com emprego de embarcações e helicóptero da Marinha do Brasil (MB), com participação de policiais militares do Comando Ambiental e Agentes do IBAMA, durante patrulhamento no mar territorial brasileiro, próximo ao farol do Sarita em Santa Vitória do Palmar, foram visualizadas diversas embarcações pesqueiras, com a aproximação da embarcação da MB, as demais embarcações realizaram manobras evasivas, enquanto os pescadores que estavam nos conveses se desfaziam das redes, abandonando-as no mar.

Foi procedida a abordagem de uma embarcação oriunda do município de São José do Norte, a qual foi conduzida até a zona portuária de Rio Grande, devido à suspeita de pescar mediante o emprego de rede de pesca proibida, fato este comprovado durante perícia realiza pelos agentes do IBAMA. Diante do crime constatado foi lavrada uma Ocorrência Policial, que será encaminhada ao poder Judiciário para responsabilização do Mestre da embarcação, o qual já é reincidente em ilícitos relativos a pesca.

Os agentes do IBAMA, apreenderam a embarcação, cerca de 2,6 Km de rede de pesca ilegal, lavraram multas que somam mais de 100 mil reais para o responsável e 620 Kg de corvina foram apreendidos e doados ao Programa Mesa Brasil do SESC, que destinará a entidades assistenciais. Operações semelhantes a ocorrida nos últimos dias devem se tornar rotineiras na região para garantir a preservação das espécies marinhas através da captura de pescados de forma legal, como é realizada pela maioria dos pescadores.

 

Siga e curta a JP News nas redes sociais:
Twitter
Visit Us
Follow Me
YouTube
YouTube
RSS
Seguir por Email