DESTAQUE AGORAMampitubaNotícias

Parque dos Canyons: Itati e Mampituba são fiscalizados pelo CREA-RS

Na manhã desta quarta (03), o agente fiscal do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do RS Jucimar Carvalho Godinho, da Inspetoria de Torres, sob a supervisão de Pedro Ost, realizou uma ação de fiscalização no Parque de Aventura de Itati, da rede Parque dos Canyons, localizado na Rota do Sol, no litoral norte gaúcho. Dia 21 de julho, o Parque Mampituba, da mesma rede, já tinha sido fiscalizado.

Nos dois parques de aventura, foram solicitadas a responsabilidade técnica pela manutenção periódica e inspeção nos brinquedos e equipamentos que necessitam de acompanhamento de profissional e empresa legalmente habilitados e com registro no CREA-RS. Foi exigido ainda o laudo técnico dos equipamentos e o acompanhamento devido dos profissionais na revisão das atividades onde se exercem maiores carga sob os equipamentos, como a tirolesa, o Sky Bike e Balanço Infinito, com cabos que precisam de manutenção tanto pela ação do tempo como pelas forças constantes no seu uso. Nos aparelhos como Sky Bike e Balanço Infinito (Pêndulo) foi solicitada a ART do responsável técnico pelo projeto, execução e inspeção.

Nova norma técnica

Durante uma reunião técnica com equipes de fiscalização dos Creas da Região Sul, foi aprovada a sugestão de atualização de uma norma de fiscalização de Parques de Aventura e de Turismo, que leva em conta a preocupação com relação ao aumento desses empreendimentos em áreas cada vez mais isoladas e a falta de profissional habilitado.

O documento proposto nesta reunião já foi analisado pela Câmara Especializada de Engenharia Mecânica e Metalúrgica do CREA-RS. Está tramitando entre as outras Câmaras que possuem a interface com Parques de Aventura. Após, a proposta será encaminhada ao Confea para atualização da Decisão Normativa e adoção em âmbito nacional.

 

CREA

 

Siga e curta a JP News nas redes sociais:
Twitter
Visit Us
Follow Me
YouTube
YouTube
RSS
Seguir por Email