Arroio do SalDESTAQUE AGORANotícias

Porto Meridional do Brasil é apresentado à sociedade gaúcha

O Porto Meridional do Brasil, em Arroio do Sal está sendo apresentado à sociedade gaúcha. Nesta terça-feira,23, o projeto foi apresentado a empresários na Fiergs (Federação das Indústrias do RS). A apresentação foi feita pela empresa DTA Engenharia Portuária e Ambiental através de seu presidente João Acácio Gomes de Oliveira que destacou a importância do complexo portuário para setores produtivos das regiões da Serra – que fica a 180 quilômetros do litoral Norte – e do Noroeste, principalmente.

Na manhã desta quarta-feira,24, o projeto está sendo apresentado para os prefeitos, vereadores e toda comunidade do litoral Norte, em reunião no município de Arroio do Sal.

Em entrevista à Jovem Pan News Litoral, o senador Luis Carlos Heinze (Progressista) destacou a importância do projeto para o desenvolvimento da região do litoral Norte e do RS. “ A economia gaúcha necessita de um novo terminal portuário. Não é possível um estado como o Rio Grande do Sul ter apenas um porto enquanto Santa Catarina tem sete e dois em construção.” Falou o senador.

Sobre as licenças necessárias, Heinze disse que duas delas já foram emitidas “ Já obtivemos as licenças da Marinha do Brasil de da Secretaria Nacional de Portos e aguardamos a da Agência Nacional de Transportes  Aquaviários e do IBAMA e ambas estão em andamento. “ falou Heinze.

Além do porto, o projeto também prevê que seja construída uma estrada para ligar o complexo portuário à BR 101, em Três Cachoeiras. “São mais de 10 quilômetros de estrada envolvidos também nesse processo”, completou Luis Carlos Heinze. O parlamentar acrescenta que o empreendimento pode contar inclusive com investidores de fora do país. “É um projeto na ordem de R$ 5 bilhões, totalmente privado. Se nós fôssemos esperar um porto do governo do estado, do governo federal, não teríamos dinheiro para fazer essa obra”, ressaltou o senador.

JPN

Siga e curta a JP News nas redes sociais:
Twitter
Visit Us
Follow Me
YouTube
YouTube
RSS
Seguir por Email