LitoralOsório

Processo seletivo especial para ingresso de estudantes indígenas abre inscrições no IFRS campus Osório

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) está realizando um processo seletivo especial para o ingresso de estudantes indígenas em cursos técnicos e superiores gratuitos. Nesta sexta-feira, dia 7 de janeiro de 2022, foram publicadas a lista de cursos oferecidos e as orientações para a seleção (acesse todas as informações no Edital Nº 02/2022).

São 308 vagas em cursos gratuitos, para ingresso no primeiro semestre de 2022 nos 17 campi: Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Restinga (POA), Rio Grande, Rolante, Sertão, Vacaria, Veranópolis e Viamão.

No Campus Osório são ofertadas 18 vagas, sendo duas para cada curso oferecido: Licenciatura em Letras Português – Inglês, Licenciatura em Matemática, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Processos Gerenciais, Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio, Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, Técnico em Administração Subsequente ao Ensino Médio, Técnico em Eventos Subsequente ao Ensino Médio e Técnico em Panificação Subsequente ao Ensino Médio.

Mais informações, no Quadro de Vagas – Anexo I do Edital Nº 02/22.

Saiba mais sobre os cursos do Campus Osório:

Sobre as inscrições

As inscrições para o Processo de Ingresso Especial para Estudantes Indígenas abriram às 14h desta sexta-feira, 7 de janeiro de 2022, e poderão ser realizadas até 23h59min de 31 de janeiro de 2022.

São feitas pela internet, pelo link disponível no endereço ingresso.ifrs.edu.br/2022, no botão Inscrições. Não há cobrança de taxa. Todas as informações podem ser conferidas no Edital Nº 02/2022 e anexos. Vale reforçar que os cursos do IFRS são gratuitos.

Sobre a seleção

A seleção se dará por meio de prova presencial de redação, para os cursos de graduação; e por sorteio entre os candidatos inscritos, para os cursos de nível técnico.

A prova de redação ocorrerá no dia 08 de fevereiro de 2022. O sorteio será no dia 10 de fevereiro de 2022.

O ingresso ocorrerá no primeiro semestre letivo de 2022. Os cursos do IFRS são presenciais, mas podem ocorrer aulas remotas ou híbridas devido à pandemia de Covid-19 ou ao projeto pedagógico do curso.

Mais informações estão no Edital Nº 02 e anexos. E acompanhe as novidades no site ingresso.ifrs.edu.br/2022.

Saiba mais sobre o Processo Seletivo Indígena do IFRS

O Processo Seletivo Indígena oferta duas vagas extras em cada um dos cursos disponíveis no Processo Seletivo regular, atuando como um complemento às cotas étnico-raciais para pretos, pardos e indígenas (PPI), conforme Lei 12.711/12 e a Política de Ação Afirmativa do IFRS. O objetivo é garantir o acesso de indígenas a cursos técnicos e superiores, assegurando um dos direitos constitucionais que é a educação. Podem participar estudantes indígenas oriundos de escolas públicas ou privadas.

Este é o terceiro Processo Seletivo do IFRS especificamente para indígenas. A iniciativa é oriunda da Política de Ingresso Especial e Permanência do Estudante Indígena do Instituto, aprovada em abril de 2019. O documento prevê também ações de apoio pedagógico para esses estudantes, com o objetivo de facilitar a permanência e incentivar que eles concluam os estudos com êxito.

 

Fonte: Ascom Ifrs Campus Osório

Edição: Gabriela Prestes

 

 

Siga e curta a JP News nas redes sociais:
Twitter
Visit Us
Follow Me
YouTube
YouTube
RSS
Seguir por Email