Estado

RS tem mais de 180 surtos ativos de Covid-19

Com 184 surtos ativos de Covid-19, o Rio Grande do Sul vive cenário de um novo crescimento no número de contaminações em massa registradas nas últimas três semanas. O saldo, referente à semana epidemiológica 20 – referente ao período entre 16 e 22 de maio – é o maior desde a Semana Epidemiológica 14, quando o Estado reportou 216 surtos em investigação. Atualmente, 89.660 pessoas estão expostas à contaminação pelo coronavírus – epidemia que já provocou 28.663 vidas perdidas em solo gaúcho.

Ao todo, nos últimos 15 meses, 1.214 casos de surtos foram encerrados – quando não há registros de novos casos com sintomas de síndrome gripal por 15 dias. Já o número de pessoas expostas ao coronavírus chegou a 155.201. Os dados informados no Boletim Epidemiológico mais recente, divulgado pela Secretaria de Saúde, apontam que os surtos notificados em Instituições de Longa Permanência para Idosos representaram 49,7% do total investigado desde o início da pandemia.

Em Caxias do Sul, que passou a marca de mil mortes por Covid-19, há 19 surtos ativos, em um cenário de sistema de saúde beirando ao colapso e mais de 2,3 mil pessoas atualmente expostas ao coronavírus nos surtos. Os números, divulgados pela Secretaria de Saúde, colocam Santa Maria como o município com o maior número de contaminações em massa na Semana Epidemiológica 20. Os atuais surtos em investigação deixaram, até o momento, dois óbitos.

Na quarta-feira, a prefeitura do município serrano alertou a população para o contágio diante do esgotamento dos leitos de UTIs. Nesta sexta-feia, a rede hospitalar operava com superlotação de 102.1% nos leitos privados e 93.7% nos públicos. Dos 229 pacientes internados, 74,2% estão infectados pelo coronavírus.

 

Fonte: CP

Edição: Gabriela Prestes

Siga e curta a JP News nas redes sociais:
Twitter
Visit Us
Follow Me
YouTube
YouTube
RSS
Seguir por Email