ÁUDIOENTREVISTASNotíciasTramandaí

Secretário da Saúde de Tramandaí apresenta manifesto “Municípios do Litoral Norte Pedem Socorro”

O secretário da Saúde de Tramandaí, Luciano Von Satiel, participou da programação da Jovem Pan News Litoral na manhã desta segunda-feira,08, onde falou sobre seu manifesto intitulado “ Municípios do Litoral Norte Pedem Socorro”.

Conforme o secretário, o objetivo é buscar alternativas em diversas instâncias para alertar e se possível modificar um modelo de distribuição de recursos. “ Hoje os municípios do litoral estão com um sério problema pois a partir da pandemia houve a migração de milhares de pessoas para a região e os municípios tem que lhes oferecer saúde, mas não há a contra partida através do envio de recursos federais e estaduais compatíveis. Os recursos são distribuídos conforme o número de habitantes e estes números estão defasados.” Salientou Saltiel.

Conforme estudos recentes a população do litoral Norte de Arroio do Sal ao Balneário Quintão aumentou em 50%. “ Em Tramandaí por exemplo, o último Censo apontou 53.600 habitantes, mas hoje temos tranquilamente 70 mil habitantes. E isto pode ser verificado através do aumento de atendimentos na área da Saúde, confecções do cartão SUS e até mesmo na quantidade de lixo gerado”. Falou.

O manifesto do secretário, que está sendo distribuído  aos demais municípios, câmaras de vereadores e para a Amlinorte, defende a urgente revisão de tetos  por ocasião da demanda reprimida por exames e consultas especializadas que compõem o teto MAC ( Média e Alta Complexidade) da gestão estadual, a quem cabe, por força de pactuação, dar acesso aos usuários do Sistema Único de Saúde.

Acesse o manifesto na íntegra clicando abaixo

manifesto por aumento de receita (1)

Confira a entrevista de Sandro Sauer com Luciano Von Saltiel

 

Siga e curta a JP News nas redes sociais:
Twitter
Visit Us
Follow Me
YouTube
YouTube
RSS
Seguir por Email