ÁUDIOENTREVISTASNotícias

Secretário de Turismo de Imbé apresenta diagnóstico de estabelecimentos turísticos

Uiraçu Pinto

A Secretaria Municipal de Turismo, Desporto, Indústria e Comércio de Imbé(SETUR) elaborou um levantamento com os principais estabelecimentos comerciais de hospedagem, alimentação e lazer de Imbé. Em entrevista à Jovem Pan News Litoral na manhã desta quinta-feira,15 o secretário da pasta Uiraçu Pinto disse que o objetivo foi criar um cadastro para os comércios e futuramente um guia turístico do município, com os hotéis, pousadas, campings, restaurantes, bares, fast-foods, pizzarias e casas noturnas.

Segundo o secretário, foi feito um levantamento primário onde foi constatado que o município tem 30 restaurantes, 5 churrascarias, 17 pizzarias, 8 hotéis, 46 pousadas, 5 campings, 19 fast foods e 14 bares e danceterias. “ Este material servirá de apoio para a confecção de um guia turístico e posteriormente inserção no Cadastur da Ministério do Turismo, onde este documento pode habilitar o município a verbas específicas” Disse o secretário. O Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo, é o cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor turístico.

O trabalho foi desenvolvido pela equipe da Secretaria de Turismo, Desporto, Indústria e Comércio. O servidor Gustavo Pretto segue na elaboração deste inventário com cruzamento de dados com a Fiscalização Tributária e num segundo momento buscar mais informações sobre cada estabelecimento como público-alvo, número de empregado, entre outros, com informações que serão obtidas dos próprios proprietários “ Este trabalho na realidade começou depois que fizemos um levantamento dos eventos a partir de 2017. E comecei a pesquisar a quantidade de comércios voltados para o turismo.” Falou Pretto.

Em relação a atuação da Secretaria, Uiraçu Pinto disse que a pandemia fez com que se cancelasse os eventos tradicionais da cidade entre elees a Semana do Município e o Rodeio Crioulo Internacional de Imbé, que aconteciam em maio e não serão realizados este ano.

Uiraçu salientou que mesmo sem eventos, a Secretaria vem trabalhando e muito e disse que há um projeto de instalação de um horto florestal no Parque de Eventos em Santa Terezinha para arborização do local e para isto existem ações juntamente com a Emater. “ No Parque de Eventos temos algumas ideias para melhorar a estrutura com a mudança de local da cancha de laço e a construção de um pavilhão com recursos garantidos através de emenda parlamentar do deputado estadual Alceu Moreira e já empenhado pela União. Também alteramos a legislação da composição do Conselho Municipal de Turismo que antes tinha 19 membros e agora passará para 9. A legislação  ainda tem que passar pela Câmara de Vereadores. E por final. O secretário falou que os recursos orçamentários da Secretária de Turismo, Desporto, Indústria e Comércio e que não são utilizados em eventos, por exemplo, são repassados à Secretaria da Fazenda para serem utilizados na Saúde do município. O restante estamos utilizando em reformas do Ginásio Engenheiro Floreal Sala”. Finalizou Pinto.

Confira a entrevista de Sandro Sauer com Uiraçu Pinto-

 

 

JPN

Siga e curta a JP News nas redes sociais:
Twitter
Visit Us
Follow Me
YouTube
YouTube
RSS
Seguir por Email