ÁUDIOENTREVISTASImbéNotícias

Setembro Amarelo em Imbé é tema de entrevista na Jovem Pan News Litoral

A psicóloga e coordenadora da Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Imbé, Cristiane Santos juntamente com a enfermeira Patricia Muniz Machado participaram da programação da Jovem Pan News Litoral na manhã desta quinta-feira(9). Na ocasião elas falaram sobre a campanha Setembro Amarelo, que conta com ações de prevenção ao comportamento suicida e promoção à vida.

Conforme a coordenadora, o município de Imbé é diferenciado pois há anos vem desenvolvendo ações sobre o assunto principalmente com orientações nas escolas e atendimento especializado e também é um dos únicos que tem atendimento da saúde mental na Urgência e Emergência. Cristiane destacou que hoje vivemos o antes e o pós pandemia “ quem tem a pré disposição de um comportamento depressivo a pandemia é um gatilho, pois observamos que neste período  houve um aumento do isolamento das pessoas, maior uso de álcool, aumentou a violência infantil e contra mulheres. É importante conversarmos sobre o assunto em qualquer momento de nossas vidas.” Disse.

Cristiane Santos salientou o aumento populacional e o aumento de pessoas que procuram atendimento no Posto de Saúde de Albatroz, onde há este atendimento na área da saúde mental.

A enfermeira Patricia informou que passam pelo atendimento em Albatroz cerca de 1,1 mil pessoas por mês.

“É importante a sociedade se engajar e auxiliar o seu próximo. Temos que desmistificar a questão de que o problema não é meu, mas na realidade o problema é de todos nós e precisamos entender o nosso papel na sociedade, por exemplo, se nosso vizinho está isolado, depressivo, fica muito tempo trancado em casa, são sinais de uma possível doença mental e podemos ajudar comunicando a rede de proteção,pois na maioria das vezes as pessoas não buscam auxílio”. Disse Cristiane.

 Confira a programação:

 14/09 – Palestra com profissionais da Saúde Mental na EMEF Norberto Martinho Cardoso.

 17/09 – Blitz de conscientização na Ponte Giuseppe Garibaldi, com entrega de informativo e testagem rápida para Hepatite b, Hepatite c, Sífilis e HIV, será realizado no formato drive-thru.

 21/09 – Palestra com profissionais da Saúde Mental na EEEF Reinaldo Vaccari.

 22/09 – Capacitação nas escolas Santa Catarina e Manoel Mendes turno manhã e tarde simultâneas um professor em cada escola.

 23/09 – Capacitação escola Santa Catarina.

 24/09 – Palestra com profissionais da Saúde Mental na EMEF Olavo Bilac.

 27/09 – Ações de conscientização com entrega de informativo e testagem rápida para Hepatite b, Hepatite c, Sífilis e HIV, no Supermercado Marisul, será realizado no formato drive-thru.

Como procurar ajuda:

Posto de referência: UBS de Albatroz, local: Av. Paraguassú, nº 832. Telefone: (51) 3624-1145.

Nas Unidades Básicas de Saúde.

Nos Prontos-Socorros.

Centro de Valorização da Vida – CVV – ligue: 188.

 

JPN

Siga e curta a JP News nas redes sociais:
Twitter
Visit Us
Follow Me
YouTube
YouTube
RSS
Seguir por Email