O Ministério da Saúde (MS) elevou o nível da resposta brasileira para Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN), mesmo sem nenhum caso confirmado do COVID-19 no Brasil. A medida foi publicada em 03/02/2020 por meio da Portaria nº 188.
O MS atualizou, no dia 05/03, a situação dos casos suspeitos e confirmados de infecção pelo novo coronavírus no Brasil: são 636 casos suspeitos, 378 descartados e 7 casos confirmados para o COVID-19. Os casos confirmados de COVID-19 no Brasil foram identificados em São Paulo (6) e no Rio de Janeiro (1). Os casos descartados apresentaram resultado laboratorial para outros vírus respiratórios como o vírus Influenza A/H1N1, Influenza A/H3, Rhinovirus, Metapneumovírus, Parainfluenza, Adenovírus e Vírus Sincicial Respiratório (VSR).
SITUAÇÃO NO RIO GRANDE DO SUL (RS)
No Rio Grande do Sul, foram notificados até 05/03, 155 casos, dos quais 13 são novos em relação ao boletim do dia anterior. Entre os notificados, 104 permanecem como suspeitos e seguem em investigação, outros 25 foram descartados para COVID-19 e 26 foram excluídos por não se enquadrarem no critério de suspeição (Tabela 1).
A população e os profissionais de saúde do RS podem entrar em contato para esclarecimento de dúvidas e notificações por meio do telefone 150 – Disque Vigilância, ou e-mail disquevigilancia@saude.rs.gov.br.
Você precisa fazer login para comentar.