ÁUDIOCapão da CanoaENTREVISTASNotícias

Vereadora de Capão da Canoa reverencia aniversário da cidade e mostra preocupação com a Educação

Lavinia Dias

A vereadora de Capão da Canoa Lavina Dias de Souza (PDT) participou da programação da Jovem Pan News LItoral na manhã desta segunda-feira,12. Na ocasião a vereadora falou da sua preocupação em relação a devolutiva dos alunos das escolas municipais no ensino remoto, além da evasão escolar e a matricula dos alunos neste ano. “ Sou professora do município e por exemplo, tenho alunos dos 7º e 8º anos e somente um deles me deu retorno nos últimos dias. Precisamos investir em tecnologia pois nem todos os professores e alunos tem acesso a ela.” Disse a vereadora que ocupou a presidência do Legislativo em 2019, foi secretária de Educação e é professora do município.

Segundo Lavina, nem todos os alunos têm computador ou celular e devemos de alguma forma fazer com que estes equipamentos cheguem às residências. A evasão e as matrículas são outras preocupações da vereadora. “ Tenho um projeto em andamento para que professores tenham acesso a celulares.”

“ Geralmente temos falta de vagas e três novas escolas deverão ser concluídas em breve. Em relação as matriculas é importante que estas sejam feitas até maio para que entrem no Censo Escolar deste ano e garantam recursos para o ano que vem”. Disse Lavina.

Sobre a Educação de Jovens e Adultos, Lavina Dias disse que o Estado está querendo encerrar esta modalidade de ensino. “Não é só o estudo, mas também a situação social do indivíduo. Quando estudamos estamos inclusos na sociedade e não podemos perder o EJA”. Falou a vereadora.

A vereadora comentou sobre uma ação realizada recentemente em conjunto com o violinista  Kadu Pinheiro onde levarão música e gratidão aos profissionais da saúde nos Centros de Referência da Covid-19 de Capão da Canoa e Xangri-Lá. Além disso, ofereceu sorvetes Schuck como forma de adoçar os profissionais pelo Dia Mundial da Saúde.

Por fim o vereadora salientou o aniversário de Capão da Canoa, que completou 39 anos nesta segunda-feira,12. Lavina lembrou os prefeitos que administraram “ Egon Birlem, Ledorino Brogni, Oscar Birle, Jairo Marques, Valdomiro Novaski e Amaury Germano foram fundamentais para o desenvolvimento do município, apenas acredito que os bons projetos deveriam ter continuidade como por exemplo, o Festival do Sorvete, criado por Egon Birlem e que foi um sucesso absoluto. Acredito também que a história política da cidade deveria ser matéria nas escolas para que as crianças saibam quem foi seu prefeito, seu vice, seus vereadores.” Falou a professora Lavina dizendo ainda que a cidade gerou um filho que é o município de Xangri-Lá.

Por fim, Lavina citou a importância da união dos municípios do litoral Norte para que o desenvolvimento não fique em apenas um lugar, mas faça com que a região seja economicamente viável.

Confira a entrevista realizada por Sandro Sauer com a vereadora professora Lavina Dias

 

Siga e curta a JP News nas redes sociais:
Twitter
Visit Us
Follow Me
YouTube
YouTube
RSS
Seguir por Email